Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é concebido como uma política institucional para contribuir com o desenvolvimento do setor cafeeiro por meio de ações formativas que permitam produzir e comercializar um produto de alta qualidade.
O programa do edifício consta de: salas de aulas, laboratórios de qualidade, salas de degustação, torrefação e um auditório para 200 pessoas, todos concentrados numa edificação de 1200 m², implantado sobre um lote de morfologia alongada num entorno boscoso ao qual se acede desde uma pequena praça.
O programa foi desenvolvido num volume de base retangular que contém dois níveis vinculados por uma grande rampa de acesso ao segundo pavimento, uma circulação central e pés-direitos duplos ordenam a passagem aos diferentes espaços do edifício de modo que os ambientes de formação e os laboratórios mantenham uma relação direta com a paisagem circundante.
A orientação da construção, ventilação cruzada, coleta de águas pluviais e o uso de dispositivos de controle solar fomentam a eficiência energética. Assim como os beirais, circulações e terraços reinterpretam a linguagem arquitetônica da Paisagem Cultural Cafeeira.